Trocando idéias

Escolhi um caminho na vida, que me levou a descobrir o prazer em atividades que sempre neguei fazer como cozinhar e costurar. Além disso agora sou mãe e essa palavra passou a ter um novo significado para mim. Nesse espaço pretendo compartilhar experiências e idéias pelas quais tenho passado.
Viver é experimentar, é mudar, é aprender com paciência e, aos poucos, conquistar uma modesta sabedoria.





sexta-feira, 24 de maio de 2013

Comida Baiana - Algumas dicas

Vamos recordar que sou uma mera aprendiz de cozinheira, sem grandes paixões pelo fogão. Só aprendo a fazer comidas que sejam práticas e rápidas de fazer. Morria de saudade dos sabores  da minha terrinha, mas, JAMAIS, me vi fazendo comida baiana. Achava que dava muito trabalho, até um dia conversar com minha mãe sobre o assunto e descobri que não é tão difícil, desde que algumas etapas sejam antecipadas.

Alguns ingredientes são imprescindíveis para a culinária baiana:

1) Leite de coco - é preciso bater o coco no liquidificador e espremer para tirar o leite. Como não acho nada prática essa etapa, eu compro a garrafinha de leite de coco mesmo. De fato, acho que fica mais saborosa a comida com o leite do coco seco, mas....não é minha praia.

2) Castanha e amendoim batido também no liquidificador. Bate bastante até ficar quase bem moidinho, quase uma farinha.Por enquanto eu aproveito quando a mamãezinha vem me visitar e peço para ela carinhosamente bater os ingredientes. Depois é só guardar no congelador. 

3) Camarão seco triturado no liquidificador.Aqui em Blumenau, nem em Florianópolis encontrei camarão seco. Então esse tem de vir da Bahia. Até pelo correio meus pais já me enviaram. hehe. Depois guarda no congelador. Aguenta bastante tempo.

4) Farinha de Mandioca - Também trago da Bahia, ou trazem para mim, mas aqui tem farinha, não é igual, mas quebra um belo de um galho.

5) Azeite de Dendê - em todo mercado atualmente vende-se o azeite. Depois que abrir a garrafinha é só guardar na geladeira. Mas ele endurece quando resfriado, então, quando for usá-lo novamente, coloca a garrafa em banho maria para derreter.

Depois é só fazer as receitinhas e hummmmmmmmmmmm, matar a saudade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário